Читать онлайн книгу «Elogio Do Engenheiro» автора Dionigi Cristian Lentini

Elogio Do Engenheiro
Dionigi Cristian Lentini
É o progresso que garante a existência. Sem a engenharia a espécie humana já estaria extinta.
O escritor americano James Albert Michener escreveu: “Os cientistas sonham para fazer grandes coisas. Os engenheiros as realizam”.
Entre matemática, física, química, técnica e tecnologia, a partir de Arquimedes de Siracusa à Samantha Cristoforetti, de Leonardo da Vinci à Larry Page uma história extraordinária de inovação e conquistas. Nada de quão construido hoje pelo homem em toda a parte do mundo e do espaço teria sido possivel se não tivessem sido os engenheiros. A uma distancia quase de um século depois daquele de Herbert Hoover, nenhum louvor, panegírico, apologia ou adequada celebração literária para os engenheiros.
Este elogio quer por isso ser um tributo à profissão mais linda do mundo e aos professionais que todos os dias entre mil dificuldades mas com sabedoria e orgulho a exercitam.


Elogio do engenheiro

Concebido e realizado por
Dionigi Cristian Lentini
tradução de Aderito Francisco Huo
versão original (em Italiano): PraisING – Elogio dell’Ingegnere (2018) - ISBN: 9788824924238 - 9781729061961
publicado pela Tektime
À Luciano De Crescenzo,
escritor e engenheiro,
por ter corroborado em mim
a extraordinária alquimia
de literatura e engenharia,
de mitologia e ciência.


Os cientistas sonham para fazer grandes coisas. Os engenheiros as realizam.
(James Michener)
Resumo

Prefácio (#ulink_39503480-aa1d-538d-9662-26c7666c7dfd)
Elogio do Engenheiro
O autor (#ulink_2270116f-e3f8-5ebc-8031-1cb68683d596)

Prefácio
Quase um século depois de Herbert Hoover, o 31º presidente dos Estados Unidos da América, não houve elogios literários, elogios, desculpas ou comemorações adequados para engenheiros.
Portanto, este trabalho nasceu da intenção de resgatar a consciência e o orgulho de uma categoria de mulheres e homens, profissionais e pesquisadores, que são sempre e em qualquer caso chamados a desempenhar um papel de protagonistas na mudança do história e em campos cada vez mais díspares da ciência e da tecnologia.
A profissão de engenheiro de hoje não se parece em nada com a da época de Hoover; Até poucas décadas atrás, o engenheiro se referia exclusivamente à área de construção ou infraestrutura civil. Ao longo dos anos, assim como as evoluções científicas e sociais por ela produzidas e induzidas, a própria engenharia evoluiu, acompanhando atentamente as transformações sociais. Hoje existem mais de 30 cursos de graduação em Engenharia e apenas as principais disciplinas relacionadas à engenharia são mais de 90 (Wikipedia).
O projeto de um novo prêmio, portanto, deixado na gaveta há alguns anos, surgiu também pela necessidade de atualização e ampliação do espectro de aplicação da profissão, mas os principais gatilhos que impulsionaram sua execução foram sem dúvida os trágicos acontecimentos das crônicas mais recentes (ver o desabamento da ponte Morandi em Genova, mas também os problemas de segurança sísmica de edifícios em zonas sísmicas, a falta de figuras especializadas no plano Indústria 4.0, a implementação do Regulamento da UE (GDPR sobre proteção de dados, etc.), que trouxe a figura e as responsabilidades dos engenheiros ao conhecimento da mídia, das redes sociais e, por meio delas, à opinião pública.
A figura do engenheiro, embora seja um eterno mediador entre a ciência e a sociedade, embora hoje seja ainda mais aderente às necessidades e desejos das pessoas, nem sempre é bem conhecida, às vezes até pelos próprios engenheiros.
E o progresso é concretamente isso. Não é um conceito abstrato que de alguma forma ocorre misteriosamente ... e é inegável que o progresso garante a existência humana.
Entre matemática, física, química, técnica e tecnologia, de Arquimedes de Siracusa a Samantha Cristoforetti, de Leonardo da Vinci a Larry Page, uma extraordinária história de inovações e conquistas. Nada que o homem faz em todas as partes do mundo e no espaço teria sido possível se os engenheiros não estivessem lá.
Portanto, este prêmio quer ser uma homenagem à mais bela profissão do mundo e aos profissionais que a praticam todos os dias em meio a mil dificuldades mas com consciência e orgulho.

Mottola, 3 de setembro de 2018

Cristian Lentini

Elogio do Engenheiro



Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «ЛитРес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию (https://www.litres.ru/pages/biblio_book/?art=63533506) на ЛитРес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.